Escola Paulista de Medicina
Programa de Pós-Graduação em Nefrologia

Programa de Pós-Graduação em Nefrologia

foto do tórax de uma pessoa com jaleco branco, estetoscópio e canetas no bolso da frente

O Programa de Pós-Graduação em Nefrologia da Escola Paulista de Medicina - Universidade Federal de São Paulo foi criado e credenciado pelo Ministério da Educação para Mestrado e Doutorado em 1973,  o primeiro programa de nefrologia regulamentado no Brasil.
Desde então, a contínua produção científica relevante contribuiu para que a Escola Paulista de Medicina se tornasse um dos mais prestigiados centros do país para treinamento de pesquisadores em Neforlogia. Nos primeiros 20 anos de sua história, o Programa premiou os Mestrados e Médicos em Medicina, não só bolsistas de São Paulo, mas também escolas de medicina e universidades nas cinco regiões do país, contribuindo para a pesquisa nessas universidades.
Desde 1992, impulsionada pela necessidade de incorporar novas tecnologias, como a biologia celular e molecular, o programa começou a atrair profissionais formados em outras áreas afins, tais biomedicina, biologia, enfermagem, farmácia, bioquímica, fisioterapia, etc. - os bolsistas físicos receberam Mestrado ou Médico em Nefrologia Clínica ou Básica, respectivamente, de acordo com seu curso de graduação.
No entanto, desde 2004 todos os graduados do Programa receberam um mestrado ou doutorado em Ciências. Em 1998, o programa foi avaliado pela primeira vez pela Capes, a agência responsável pela administração e avaliação de programas de pós-graduação no Brasil, e recebeu uma pontuação de 4.
Melhoramos nossa pontuação para 6 depois de criar mecanismos de gerenciamento profissional para monitorar atividades desenvolvidas por pesquisadores e colegas de trabalho. Nos dois períodos de avaliação a seguir, dada a nossa capacidade reconhecida para capacitação de recursos humanos, produção científica de alta qualidade e amplas interações com outros pesquisadores, demonstrada por muitas colaborações científicas com instituições de pesquisa em todo o mundo, troca de estudantes e pesquisadores como palestrantes em eventos, conseguimos uma pontuação de 7, a maior pontuação atribuída pela Capes. Mantivemos essa pontuação desde então.
Nosso programa visa capacitar estudantes, pesquisadores e professores com um nível de excelência no campo da nefrologia clínica e experimental. O programa também visa desenvolver pesquisa clínica e experimental que contribui para o avanço da ciência, a fim de compreender melhor os mecanismos fisiopatológicos da doença renal e suas conseqüências para o organismo, e o desenvolvimento de estratégias terapêuticas, melhorando qualidade de vida dos pacientes.

© 2013 - 2017 Universidade Federal de São Paulo - Unifesp

Rua Botucatu, 591 - 15º andar - Cj 153 - Vila Clementino - São Paulo/SP - 04023-062 • ppg.nefrologia@unifesp.br