Escola Paulista de Medicina
Programa de Pós-Graduação em Nefrologia

Ingresso no Pós-Doutorado

O ingresso no Curso de Pós-Doutorado do Programa de Pós-Graduação em é (semestral, anual, contínuo) com Processo Seletivo xxx.

1. Inscrição

As inscrições serão realizadas em horário comercial na Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Farmacologia:

Instituto de Farmacologia

Rua Três de maio 100 – Térreo - Vila Clementino,

04044020 - São Paulo, SP

Telefone 1155764472

Email: ppg.farmacologia@unifesp.br

2. Documentos para Inscrição

2.1. Ficha de cadastro do candidato preenchida e assinada, conforme modelo

2.2. Curriculum Vitae resumido (Identificação, Formação acadêmica e titulação, Estágios no país ou no exterior, Atividade profissional, Artigos publicados, Resumos publicados em anais de congressos)

2.3. Histórico escolar da graduação

2.4. Carta de apresentação elaborada pelo candidato

3. Processo Seletivo

3.1. Prova de conhecimentos em fisiofarmacologia. Peso = 7

3.1.1. O candidato deverá responder dez (10) questões dissertativas referentes  aos tópicos abaixo listados:

a) Farmacocinética: Absorção, Vias de administração, Distribuição, Biotransformação e Eliminação de Fármacos

b) Mecanismo de Ação de Fármacos: Receptores e sinalização celular

c) Farmacologia e Fisiologia do sistema nervoso autônomo simpático: Simpatomiméticos e simpatolíticos.

d) Farmacologia e Fisiologia do sistema nervoso autônomo parassimpático: parassimpatomiméticos e parassimpatolíticos

e) Farmacologia e Fisiologia da sinapse neuromuscular

3.2. Entrevista com o candidato, avaliação do Curriculum Vitae e interpretação de texto científico em inglês. Peso = 3

3.2.1. Entrevista:  O candidato será entrevistado por uma comissão  formada por Docentes do PPG em Farmacologia

3.2.2. O candidato deverá traduzir para o português um texto em inglês de trabalhos científicos na área de Farmacologia ou Fisiologia.

Somente ingressarão no Mestrado os Pós-Graduandos que atingirem um dos dois critérios abaixo relacionados:

3.3. Obtenham a nota mínima igual a 5 (cinco) na prova de fisiofarmacologia do processo seletivo;

3.4. Obtenham nota acima da mediana da prova, desde que esta ocorra no intervalo entre 4 (quatro) e 5 (cinco).

A média da Prova de conhecimentos de Farmacologia e Fisiologia, da prova de inglês e da avaliação do curriculum/entrevista, terá caráter classificatório, especialmente para o auxílio à distribuição das bolsas. As notas (em separado ou médias) não serão divulgadas.

4. Documentos para Matrícula

4.1. Ficha de matrícula preenchida e assinada pelo Pós-Graduando, Orientador, Co-orientador e Coordenador do Programa;

4.2. Cópia do diploma de graduação ou certificado de conclusão do curso;

4.3. Histórico escolar da graduação;

4.4. Certidão de nascimento ou casamento;

4.5. Cópias do CPF, RG, título de eleitor e certificado militar;

4.6. Cópias das folhas iniciais do curriculum (Identificação e Escolaridade);

4.7. 2 fotos 3x4 coloridas e recentes.

5. Rematrícula

Os alunos do Programa deverão efetuar rematrículas anuais, com a anuência do Orientador, até a obtenção do título de Mestre ou de Doutor de acordo com o regimento geral do PGPq da UNIFESP.