Escola Paulista de Medicina

Dia Mundial do Rim

SAÚDE RENAL PARA TODOS EM TODO O MUNDO

mundial do rim

No dia 14 de março de 2019, comemora-se o Dia Mundial do Rim. Esse evento anual tem por meta esclarecer a população sobre a existência das doenças renais e suas consequências, assim como sensibilizar as autoridades e outros profissionais de saúde sobre o problema e a necessidade de fazer algo para mudar essa situação, uma vez que a doença renal crônica tem crescido de forma exponencial no mundo todo nos últimos anos.

Um dos aspectos mais graves é que a doença é em geral silenciosa, sem sintomas alarmantes até que chegue a estágios mais avançados, quando a lesão renal pode ser irreversível, restando ao paciente apenas o tratamento de substituição através de diálise ou transplante renal.
Para diagnóstico precoce, recomenda-se a realização de exame de urina (Urina I) e dosagem sérica de creatinina em adultos em “check ups” anuais, em especial se fizerem parte de grupos de risco: diabéticos, hipertensos, pacientes com doença cardiovascular, parentes de indivíduos com doença renal crônica, idosos e obesos, entre outros.
Este ano, o Dia Mundial do Rim está chamando a atenção para o direito de uma cobertura universal à saúde para todos, possibilitando o diagnóstico e tratamento precoces da doença renal em todo o mundo.

Gianna Mastroianni Kirsztajn
Coordenadora do Setor de Glomerulopatias da Disciplina de Nefrologia – UNIFESP