Escola Paulista de Medicina
Programa de Pós-Graduação em Nefrologia

  • mosaico de rins coloridos
    LINHAS DE PESQUISA
    [+]
  • medição de pressão arterial
    QUALIDADE
    Comunidade - Colaboração - Conhecimento[+]

Notícias e Informes Ver todas

25 Abr 2017 20:59

O Programa de Pós-Graduação em Nefrologia da Escola Paulista de Medicina - Universidade Federal de São Paulo foi criado e credenciado pelo Ministério da Educação para Mestrado e Doutorado em 1973,  o primeiro programa de nefrologia [ ... ]

INSTITUCIONALLeia Mais...
13 Dez 2017 11:30

Área de Concentração: Nefrologia
Departamento: Medicina
Supervisor: Prof. Dr. Marcelo Costa Batista
Preceptor: Prof. Dr. Marcelino [ ... ]

22 Ago 2017 09:22

A colaboração com instituições e pesquisadores em ampla rede de produção de difusão de conhecimento segue [ ... ]

Evento (Todos idiomas)

Próximos eventos

Sem eventos

Orientadores Ver todos

Artigos em Destaque Ver todos

14 Ago 2017 17:00
Maternal Forced Swimming Reduces Cell Proliferation in the Postnatal Dentate Gyrus of Mouse Offspring


Authors:
Wasinski F, Estrela GR, Arakaki AM, Bader M, Alenina N, Klempin F, Araújo RC.

Artigos CientificosLeia Mais...
14 Ago 2017 17:00
Cardiovascular and Renal Effects of Birdseed Associated with Aerobic Exercise in Rats

Authors: Passos CS, Ribeiro RS, Rosa TS, Neves RV, Costa F, Ginoza M, Boim MA.

Artigos CientificosLeia Mais...
14 Ago 2017 17:00
Synergistic effect of apoptosis and necroptosis inhibitors in cisplatin-induced nephrotoxicity


Authors:
Tristão VR, Pessoa EA, Nakamichi R, Reis LA, Batista MC, Durão Junior [ ... ]

Artigos CientificosLeia Mais...
31 Mar 2017 20:05
Action of nicotinic acid on the reversion of hypoxic-inflammatory link on 3T3-L1 adipocytes


Authors:
Renata Nakamichi, Erika Prates Miranda, Sylvia Madeira de Vergueiro Lobo, Vivian Regina [ ... ]

Artigos CientificosLeia Mais...

Localização e Contato

Rua Botucatu, 591 - 15 º andar - Cj153 - Vila Clementino - São Paulo/SP - 04023-062

From Address:

foto do tórax de uma pessoa com jaleco branco, estetoscópio e canetas no bolso da frente

O Programa de Pós-Graduação em Nefrologia da Escola Paulista de Medicina - Universidade Federal de São Paulo foi criado e credenciado pelo Ministério da Educação para Mestrado e Doutorado em 1973,  o primeiro programa de nefrologia regulamentado no Brasil.
Desde então, a contínua produção científica relevante contribuiu para que a Escola Paulista de Medicina se tornasse um dos mais prestigiados centros do país para treinamento de pesquisadores em Neforlogia. Nos primeiros 20 anos de sua história, o Programa premiou os Mestrados e Médicos em Medicina, não só bolsistas de São Paulo, mas também escolas de medicina e universidades nas cinco regiões do país, contribuindo para a pesquisa nessas universidades.
Desde 1992, impulsionada pela necessidade de incorporar novas tecnologias, como a biologia celular e molecular, o programa começou a atrair profissionais formados em outras áreas afins, tais biomedicina, biologia, enfermagem, farmácia, bioquímica, fisioterapia, etc. - os bolsistas físicos receberam Mestrado ou Médico em Nefrologia Clínica ou Básica, respectivamente, de acordo com seu curso de graduação.
No entanto, desde 2004 todos os graduados do Programa receberam um mestrado ou doutorado em Ciências. Em 1998, o programa foi avaliado pela primeira vez pela Capes, a agência responsável pela administração e avaliação de programas de pós-graduação no Brasil, e recebeu uma pontuação de 4.
Melhoramos nossa pontuação para 6 depois de criar mecanismos de gerenciamento profissional para monitorar atividades desenvolvidas por pesquisadores e colegas de trabalho. Nos dois períodos de avaliação a seguir, dada a nossa capacidade reconhecida para capacitação de recursos humanos, produção científica de alta qualidade e amplas interações com outros pesquisadores, demonstrada por muitas colaborações científicas com instituições de pesquisa em todo o mundo, troca de estudantes e pesquisadores como palestrantes em eventos, conseguimos uma pontuação de 7, a maior pontuação atribuída pela Capes. Mantivemos essa pontuação desde então.
Nosso programa visa capacitar estudantes, pesquisadores e professores com um nível de excelência no campo da nefrologia clínica e experimental. O programa também visa desenvolver pesquisa clínica e experimental que contribui para o avanço da ciência, a fim de compreender melhor os mecanismos fisiopatológicos da doença renal e suas conseqüências para o organismo, e o desenvolvimento de estratégias terapêuticas, melhorando qualidade de vida dos pacientes.

A Disciplina de Nefrologia iniciou seu curso de pós-graduação em Mestrado e Doutorado em 1973. Desde então, as atividades de ensino, pesquisa e assistência passaram por um grande desenvolvimento tornando a nefrologia da Unifesp-EPM um centro de referência.

Graças a esta atuação tem atraído alunos oriundos das mais diferentes escolas médicas do país formando Mestres e Doutores que exercem sua atividade didática e de pesquisa não só na Escola Paulista de Medicina como em outras Escolas Médicas do país.

Em meados de 1983 os membros da Disciplina de Nefrologia fundaram o Instituto Paulista de Estudos e Pesquisas em Nefrologia e Hipertensão - IPEPENHI transformado agora em Fundação Oswaldo Ramos entidade jurídica e sem fins lucrativos com a finalidade de incrementar ainda mais o atendimento nefrológico na área clínica como Diálise, Transplante Renal e Hipertensão Arterial, assim como subsidiar a pesquisa básica e clínica.

Face a esta atuação no decorrer de quase 5 décadas dedicadas ao ensino de graduação, pós-graduação, e de pesquisa a Disciplina de Nefrologia e a Fundação Oswaldo Ramos tem conquistado lugar de destaque no âmbito da Nefrologia nacional e internacional.

Atualmente a Disciplina de Nefrologia é composta por 12 docentes em regime de 40 horas, sendo dois professores titulares e dez professores adjuntos, dos quais cinco possuem título de Livre Docência. Além disso, compõem nosso quadro de docentes mais dez professores afiliados, título concedido pela Unifesp a profissionais de reconhecida competência, mas que ainda não fazem parte do corpo docente da universidade.

O treinamento clínico é realizado no Hospital São Paulo quer nas enfermarias gerais (interconsultas) como na enfermaria específica da Disciplina de Nefrologia que abrange os setores de Nefrologia clínica, transplante renal, diálise (hemodiálise, diálise peritonial intermitente) e UTI. Além destes estágios com duração inicial de 3 meses o pós-graduando nos dois anos subsequentes frequenta os setores das sub-especialidades como hipertensão arterial, nefrites, nefrolitíase e de renais crônicos. O treinamento no setor de hemodiálise e CAPD é realizado em unidade anexa ao Hospital São Paulo/Disciplina de Nefrologia.

O ensino é realizado em cada um destes setores bem como semanalmente nas reuniões clínicas e visitas a enfermarias.

Após o 1o ano da residência rotatória no Departamento de Medicina o 2o e 3o ano é realizado em regime de tempo integral na Disciplina de Nefrologia. O 2o ano é dedicado especialmente ao treinamento clínico específico acima referido e a partir do 3o ano a pesquisa em um dos setores de sub- especialização de escolha do pós-graduando. Os professores além de orientarem os trabalhos de pesquisa participam das reuniões de revistas e da discussão dos projetos de cada pós- graduando nas reuniões semanais que realizam.

Em cada um dos setores é dado um curso teórico com avaliação através de um exame geralmente do tipo teste de múltipla escolha. Exame de qualificação será exigido dos candidatos a Doutorado bem como para aqueles que estando no curso de Mestrado forem julgados pelo seu orientador capazes ao Doutorado.

De um modo geral é dado aos alunos de pós-graduação um suporte financeiro através de bolsas de estudo fornecidas pelas diferentes agências governamentais ou pela Fundação Oswaldo Ramos.

Além do curso de Pós-Graduação na área Clínica a Disciplina de Nefrologia mantém um Curso de Pós-Graduação em Ciências Básicas na área Nefrológica cujo pré-requisito para o seu ingresso é o candidato ser portador de Diploma Universitário na área de Saúde (Biomédico, Biólogo, Enfermagem, Bioquímica, etc.). Este curso envolve trabalho nos laboratórios de pesquisa em uma das áreas de sub-especialidade e teórico com aulas que envolvem principalmente assuntos de fisiopatogenia renal, biológica molecular, epidemiologia clínica, etc.

As inscrições para os Cursos de Pós-Graduação na área Clínica e na área de Ciências Básicas são realizadas no mês de Novembro; seleção dos candidatos pela Comissão de Pós- Graduação do Curso no mês de Dezembro, e o início das atividades para R2 em fevereiro e dos demais candidatos aprovados no mês de Março.

 

© 2013 - 2017 Universidade Federal de São Paulo - Unifesp

Rua Botucatu, 591 - 15º andar - Cj 153 - Vila Clementino - São Paulo/SP - 04023-062 • ppg.nefrologia@unifesp.br